Offline
USDA: Embarques de soja dos EUA ganham ritmo e superam expectativas
25/07/2016 13:45 em Novidades

Os números dos embarques semanais norte-americanos de soja finalmente subiram e vieram acima das expectativas do mercado no boletim desta segunda-feira (25) divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

O volume veio em 700,715 mil toneladas, contra 400,240 mil da semana anterior e superando o intervalo das expectativas, que variava de 330 mil a 540 mil toneladas. Dessa forma, o total acumulado em todo o ano comercial 2015/16 sobe para 45.946,858 milhões de toneladas, ainda abaixo do total da temporada anterior, de 48.685,308 milhões. 

Segundo explica a analista de mercado Andrea Cordeiro, da Labhoro Corretora, o compromisso norte-americano de embarque de soja ainda é bastante alto e faltam apenas seis semanas para que a oleginosa vendida e contabilizada - mais de 50 milhões de toneladas no total - seja embarcada na temporada atual. 

"Inclusive a Labhoro vem defendendo há semanas a intensificação desses  embarques no Golfo (principal canal de exportação da soja norte-americana), e destacando que haverá rolagem de compromissos que nao serão embarcados em tempo hábil. O efeito desse delay nos embarques,  possivelmente, é que em algum momento, lá na frente, poderão ser absorvidos como estoques de safra velha", explica Andrea. "Com a evolução dos embarques na América do Sul, os baixos estoques no Brasil, os problemas de qualidade na Argentina e a melhora da competitividade da soja norte-americana, a logística voltou-se aos portos do Golfo", completa. 

O impacto dessas informações, porém, é limitado devido às novas previsões de clima favorável para o Meio-Oeste americano. Os mapas climáticos seguem indicando boas condições para o desenvolvimento da safra 2016/17 e pesam severamente sobre os futuros da oleaginosa negociados na Bolsa de Chicago

COMENTÁRIOS