Offline
Greve já afeta atendimento no RS
12/07/2016 16:28 em Novidades

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) entraram em greve ontem. Pela manhã foi realizada uma reunião da categoria com o órgão. Por meio de nota o Detran-RS informou que as demandas serão encaminhadas “às instâncias superiores”, mas não prestou qualquer informação sobre o atendimento à população.

Conforme o sindicato, a paralisação afeta exames teóricos, práticos, a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o registro de veículos, bem como a fiscalização. A reportagem do Grupo JM entrou em contato com o proprietário do Centro de Formação de Condutores (CFC) Claudio Pizutti, e segundo repassado, não há nenhum comunicado oficial por parte da autarquia. Um contato com o Detran-RS também foi tentado, mas não foi passada qualquer informação sobre as atividades. As provas práticas que seriam aplicadas nesta semana, no entanto, já foram canceladas.

O Detran informou por meio da assessoria de imprensa que qualquer informação sobre o impacto da paralisação só poderia ser dada por meio da diretoria. Mas até a publicação desta matéria, os responsáveis pela informação não haviam respondido.

Os grevistas reclamam de defasagem salarial e pedem reposição referente ao período de julho de 2012 e maio de 2015, que soma 26,75% no período, além do auxílio-refeição para todos os funcionários. De acordo com a categoria, eles enfrentam ainda problemas estruturais, como a falta de locais adequados para a realização de provas práticas de direção, que hoje são conduzidas em locais sem banheiros. Para isso, eles defendem parecerias com as prefeituras. Eles reclamam ainda do gasto anual de R$ 4 milhões com a sede do departamento, e também do uso de contêineres para a realização de exames teóricos em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS