Offline
PF descobre dinheiro falso fabricado em Porto Alegre e distribuído no Brasil
30/06/2016 18:54 em Novidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira uma operação de combate à falsificação de moeda nacional nas cidades de Guapó, em Goiânia, e em Osório e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ofensiva, chamada de Inkjet II, tem o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva, dois de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Segundo informações da PF, a estimativa é de que cerca de R$ 100 mil eram fabricados e enviados mensalmente da capital gaúcha para todo Brasil.

A operação teve início em maio deste ano. Com o apoio dos Correios, diversas correspondências enviadas a partir de Porto Alegre com cédulas falsas foram retidas. As investigações levaram à identificação do suspeito, responsável pela produção das notas, que já havia sido preso pela PF em 2010 na primeira edição da ofensiva e condenado pela Justiça Federal por falsificação de moeda.

Em Goiás, um jovem negociava em redes sociais as notas fabricadas em Porto Alegre, que eram remetidas para diversos estados brasileiros. Desde o início das investigações foram apreendidos mais de R$ 25 mil em notas falsas e realizada uma prisão em flagrante, em 9 de junho, com o apoio da Brigada Militar (BM).

A falsificação investigada foi classificada como de ótima qualidade pelos policiais federais. Notas de praticamente todos os valores foram apreendidas, com predominância da cédula de 20 reais. O crime de moeda falsa prevê pena de 3 a 12 anos de prisão. As investigações prosseguem para identificar e responsabilizar outras pessoas envolvidas.

COMENTÁRIOS