Offline
Número de atingidos pelas chuvas passa de 7,3 mil, diz Defesa Civil
17/01/2019 08:22 em Novidades

O número de atingidos pelas chuvas no estado chegou a 7.357, das quais mais de 5 mil estão fora de suas casas, conforme boletim da Defesa Civil do estado divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (16).

Do total, são: 1.721 moradores com danos parciais em suas residências;

4.036 pessoas desalojadas;

1.600 pessoas desabrigadas.

No dia anterior, o total de atingidos era 5.799.

Dezessete municípios registraram danos, conforme o órgão. Entre eles está Alegrete, na Fronteira, uma das cidades com maiores estragos.

O rio Ibirapuitã transbordou, provocando transtornos e invadindo residências.

Agora, o nível do rio começa a baixar. Com isso, os moradores começam a limpar a sujeira que a cheia deixou na cidade. Muitas ruas, antes intransitáveis, voltaram a ser utilizadas. "A gente tem que se antecipar, porque se não acaba perdendo, se fica de pé fincado aqui, aí perde mesmo.

Como muita gente aí, muita gente perdeu muita coisa", diz a dona de casa Ana Guacira da Luz. Na APAE do município, todas as salas ficaram alagadas e muito material foi perdido.

A limpeza deve se estender por toda a semana. "É triste de ver, fazem 22 anos que eu trabalho aqui, essa é a segunda enchente grande que eu pego", lamenta a auxiliar de serviços gerais da escola, Cleuza Furquim.

Com a baixa no nível do rio, a ponte Borges de Medeiros deve ser liberada, após quase uma semana interditada. Equipes da prefeitura e do exército trabalham no recolhimento dos entulhos. "Faz 36 anos que moro aqui. É a segunda enchente, das maiores que veio até hoje. E o que a gente pode salvar, salvou, mas a maioria das coisas se perdeu.

Mas estamos trabalhando, limpando e começar a vida novamente, não podemos de entregar, seguir em frente", comenta o autônomo Abregildo Soares. Previsão de mais chuva Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai traz mais instabilidades na quinta-feira (17), como prevê a Somar Meteorologia. A chuva aumenta da Fronteira Oeste, já nas primeiras horas do dia.

Campanha e Região Sul também devem ter muita chuva, acompanhada por descargas elétricas, risco de granizo, alagamentos e deslizamentos. Entre a tarde e a noite, a chuva avança para as outras regiões, com menor intensidade. Mesmo assim, mais ao norte do Rio Grande do Sul, o dia tem predomínio de sol entre nuvens e pancadas de chuva com raios e eventual granizo no período da tarde. ALEGRETE

COMENTÁRIOS