Fraude no sistema gera prejuízo de mais de R$ 450 mil ao Detran do RS
15/01/2019 11:48 em Novidades

A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta terça-feira (15) para desarticular um esquema de fraude em procedimentos realizados ilegalmente no sistema informatizado do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Segundo o delegado que investiga o caso, Max Otto Ritter, um ex-credenciado do Detran-RS estaria usando a senha de um funcionário, em horário fora de expediente, parar alterar, incluir e fazer a transferência de cerca de 322 veículos.

A polícia estima que o prejuízo passe de R$ 450 mil em pagamentos que deixaram de ser efetuados, em títulos de infrações, seguro DPVAT, licenciamentos e IPVA. Três pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão temporária em Porto Alegre e Santo Antônio das Missões.

Conforme a polícia, os mandados visam os principais alvos do esquema. Outros 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Canoas, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, São Luiz Gonzaga, Santiago, São Borja e na capital gaúcha.

A investigação aponta para diversas alterações fraudulentas, como mudanças de proprietários, alterações de endereços de entregas dos documentos veiculares, mudanças de numerações de chassis; reativações de veículos baixados, alterações de números de motor e renavam, liberações para uso de diesel, liberações de restrições administrativas, e transferências de veículos de pessoas mortas. Foram apreendidos documentos, veículos e armas.

A operação, que recebeu o nome de Transitório, visa combater os crimes contra a administração pública, fé pública e associação criminosa. O G1 entrou em contato com o Detran-RS e aguarda retorno.

A Polícia Civil reforça que as supostas fraudes chegaram ao conhecimento da Delegacia Especializada por meio de denúncia feita pela Corregedoria do departamento.

COMENTÁRIOS