Offline
Conta de luz da CEEE tem reajuste aprovado pela diretoria da Aneel
13/11/2018 17:04 em Novidades

A conta de luz para clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) teve reajuste aprovado nesta terça-feira (13) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A alta de 8,3% para consumidores residenciais e 5,24% para indústrias vigora a partir do próximo dia 22 nos cerca de 1,7 milhão de pontos residenciais e comerciais atendidos pela concessionária no Rio Grande do Sul. De acordo com nota divulgada pela agência reguladora, foi considerada a variação dos custos relacionados à prestação do serviço, conforme é previsto no contrato de concessão.

Dois fatores contribuíram com a decisão: o aumento do custo motivado pela alta do dólar, que influencia valor da energia de Itaipu, e reajuste das tarifas da energia das usinas cotistas, e os encargos setoriais – custos não gerenciáveis que são repassados ao consumidor para a garantia do equilíbrio econômico-financeiro contratual.

O reajuste ficou acima da inflação para o consumidor medida pelo IBGE para os últimos 12 meses em Porto Alegre, que foi de 5,66% – a maior do país no período. No entanto, foi inferior aos reajustes aprovados pela Aneel para concessionárias que atendem o interior do estado, que variam entre 9,66% e 21,51% para consumidores residenciais. Índices que serão aplicados às contas de luz Empresa Consumidores residenciais -

B1 CEEE (RS) 8,30%

COMENTÁRIOS