Inter vence o Gre-Nal 415, mas Grêmio se classifica à semifinal do Gauchão
22/03/2018 11:38 em Novidades
Um Gre-Nal que parecia protocolar revelou-se absolutamente entusiasmante, elétrico e surpreendente. O Inter ignorou a desvantagem com que começou a partida, pelos 3 a 0 do jogo de ida, e amassou um Grêmio apático e irreconhecível. Mas o 2 a 0 colorado foi insuficiente para avançar no Gauchão, que terá na semifinal Grêmio x Avenida.  


Um problema familiar delicado tirou o centroavante Roger do Gre-Nal. Sem ele (e Leandro Damião e William Pottker e Klaus e Danilo Fernandes e Dudu e Uendel), Odair Hellmann escalou um meio-campo com quatro volantes de origem: Rodrigo Dourado, Gabriel Dias, Edenilson e Patrick. Este último foi adiantado para uma posição mais ofensiva, ao lado de D'Alessandro e de Nico López. Na defesa, Fabiano estreou como titular na lateral direita. No Grêmio, os desfalques foram, curiosamente, os dois capitães. Geromel, a serviço da Seleção, e Maicon, desgastado fisicamente. Na zaga, entrou naturalmente Bressan. No meio, o escolhido por Renato Portaluppi foi Cícero, deixando Arthur e Michel no banco. De resto, Léo Moura com a braçadeira foi a única alteração.  


Os primeiros minutos foram de guerra pela bola e confronto físico. Leandro Vuaden precisou intervir aos cinco minutos em uma troca de tapas entre Luan e Nico. Com a bola, o Grêmio administrava a vantagem de três gols da partida de ida. O Inter passava trabalho para achar espaço contra uma defesa bem postada tendo um meio de pouca criatividade. Só quando D'Alessandro saía da linha de ataque havia uma tentativa de acertar mais passes verticais. Pelo Grêmio, as investidas de Everton pela esquerda buscavam bagunçar a defesa colorada. Resultado disso: os primeiros 20 minutos não tiveram um só chute a gol. As torcidas só se ouriçaram quando Cuesta e Marcelo Lomba trocaram arriscados passes dentro da área.  


O goleiro do Inter foi o primeiro a trabalhar efetivamente. Aos 25, Luan entrou pela esquerda quase sem ser acossado e, de dentro da área, concluiu de pé esquerdo. Lomba saltou e espalmou para fora. A resposta saiu no minuto seguinte, D'Alessandro lançou Nico, que surpreendeu Marcelo Grohe em um cruzamento que quase morreu no ângulo, mas o camisa 1 se esticou e deu um leve tapa para escanteio. 


A sequência de lances animou o jogo. Embalado por Rodrigo Dourado, que tomou conta das ações do meio com desarmes e se lançando à frente, o Inter se encorajou. Edenilson tentou aos 28, por cima. Pouco depois, Gabriel Dias disputou bola com Cortez e deixou a bola sair para escanteio. D'Alessandro ergueu para a área e Bressan se abraçou em Rodrigo Moledo. A três metros do  lance, Vuaden não teve dúvidas: pênalti. Nico López assumiu a responsabilidade, correu para a bola e tirou Grohe da foto: 1 a 0. 


Se havia animação depois daquele mero susto, depois de fazer o gol, o Inter se empolgou definitivamente. Patrick juntou-se a Dourado no domínio das ações. Pelo lado esquerdo, o ex-jogador do Sport levou vantagem sobre Léo Moura e criou problemas para Kannemann e Bressan consertar. No entusiasmo, o segundo gol quase saiu em um lance fortuito. Uma falta quase do meio-campo foi levantada por D'Alessandro para a área. Afoitos, dois jogadores gremistas saltaram na bola e desviaram contra a própria meta, passando a centímetros da trave. O Grêmio teve duas faltas frontais. Dessa vez, porém, Ramiro e Luan executaram e ambos acertaram a barreira. 


Quando Vuaden apitou o fim do primeiro tempo, estabeleceu-se uma forte discussão. Jael tentou agredir Cuesta, alegando que o argentino lhe havia dado um pisão. Os jogadores bateram boca até o vestiário.  


Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, Léo Moura perdeu uma dividida para Edenilson, que tabelou com Patrick e foi para a linha de fundo. O cruzamento na marca do pênalti achou a cabeça de Gabriel Dias, mas a conclusão foi nas mãos de Grohe.  


Imediatamente após o lance, Odair chamou o jovem Brenner, centroavante de 19 anos, 1m82cm. O atacante entrou na vaga de Fabiano, e Edenilson foi para a lateral. Aos seis minutos, o Grêmio assustou Lomba. Uma falta pelo lado direito foi erguida para a área, Jael escorou para o meio, a bola ficou quicando na área até Dourado aparecer para salvar.


A pressão seguia forte pelo Inter. Aos 12, D'Alessandro cruzou para Nico, que bateu de primeira. A bola bateu no chão e quase encobriu Grohe, que estapeou a bola para o meio, Gabriel Dias pegou o rebote, girou e chutou ao lado da trave. No minuto seguinte, D'Alessandro driblou Cortez, que meteu a mão na bola. Falta ao lado da área, que o argentino cobrou na direção do gol, e Grohe espalmou. 


Nesse momento, Renato mudou o time. Sentindo o domínio do Inter no meio-campo, trocou Jael por Arthur. E a entrada do futuro volante do Barcelona ocorreu no pior momento possível. Aos 20 minutos, o auxiliar marcou uma falta de Cortez sobre Gabriel Dias quase no bico da área. D'Alessandro bateu com categoria e precisão, no ângulo, sem qualquer chance para o goleiro: 2 a 0. 


O gol incendiou o Beira-Rio. Com incentivo da torcida, o Inter encurralou o Grêmio e tirou do adversário sua principal virtude, a troca de passes. Renato tentou colocar mais força ofensiva com o ingresso de Alisson na vaga de Léo Moura, recuando Ramiro. A resposta de Odair foi chamar Wellington Silva para substituir Gabriel Dias. 


Aos 28, Patrick superou Everton e foi derrubado ao lado da área. D'Alessandro cobrou e Luan cortou para trás, na rede pelo lado de fora. Como o Inter se atirou para o ataque, proporcionou espaços para o Grêmio contragolpear. Foram duas chances: na primeira, Luan entrou na área e bateu para fora. Na segunda, Cícero chutou de fora da área e Lomba salvou.  


Aos 40, Odair definitivamente tentou o terceiro gol. Sacou Cuesta e colocou Camilo. Moledo praticamente virou centroavante. Mas o Grêmio controlou os minutos finais e se garantiu na semi. Ao Inter, coube o consolo de voltar a vencer ao rival. 

Fonte: Gaúcha ZH

COMENTÁRIOS