Offline
No último final de semana de verão, calor intenso antecipa chuva no Rio Grande do Sul
17/03/2018 11:59 em Novidades

O último fim de semana do verão gaúcho chega com temperaturas elevadas antes das chuvas, segundo a Somar Meteorologia. No sábado (17), tempo firme no estado, com apenas alguns pontos de nebulosidade na região de fronteira. Litoral, Serra gaúcha e capital permanecem com calor, com termômetros chegando a 30°C .

Conforme o dia passa, novas áreas de instabilidade voltam a trazer nuvens carregadas e chuvas nas áreas ao Oeste, Noroeste e Norte do estado. No domingo, o tempo muda no final do dia.

Depois de muito sol entre nuvens e temperaturas em elevação, chegando a 33°C em Porto Alegre, um ciclone extratropical se forma na costa da Argentina e dá origem a uma nova frente fria.

A Somar Meteorologia explica que o sistema organiza instabilidades e tende a avançar rapidamente pelo estado gaúcho. A chuva começa primeiro no extremo sul e na Campanha. Até o final do dia chega também a Porto Alegre e aos demais municípios do estado, com ventania, chuva forte, trovoadas e até granizo.

A tendência é de que a chuva siga na noite e madrugada de segunda-feira. Mesmo com as instabilidades, há sensação de abafamento, conforme a Somar. A tendência é de que a chuva se desloque para o norte na terça-feira (20), dia em que o outono chega, por volta das 13h15.

COMENTÁRIOS