Carne bovina atinge o maior preço médio do ano
15/12/2017 12:21 em Novidades

O mercado atacadista de carne bovina sem osso entra para a sexta semana seguida de alta.

O preço médio atual é o maior do ano e está 5,1% superior ao do final da primeira quinzena de novembro e 2% acima do registrado no mesmo período de 2016.

De acordo com a Scot Consultoria, este cenário é raro para o ano de 2017 e até agora, em praticamente todas as pesquisas semanais realizadas, as cotações médias das carnes eram menores que as de um ano atrás.

A empresa indica ainda que o consumo melhorou e as indústrias estão aumentando sua procura pelo produto. Desde o começo de novembro, o preço da arroba subiu 6,5% em São Paulo.

Em Goiás a valorização chegou a 12,5%. Diferente do que ocorreu no primeiro semestre, não há como as indústrias garantirem margens muito “elásticas”. É preciso comprar matéria-prima, mas a oferta está escassa.

Mesmo com o preço da carne em recuperação, neste período a diferença entre o valor pago pela arroba e a receita de venda do frigorífico saiu de 30% para os atuais 22,5%.

Com o pagamento do décimo terceiro, o crescimento das contratações temporárias, a proximidade das festividades e uma dose de melhora no ambiente econômico, a população voltou a comprar carne bovina novamente.

COMENTÁRIOS